Minas do Leão tem a melhor gestão fiscal da região

Categoria: Gabinete do Prefeito
Data de Publicação: 15 de agosto de 2017

minas-do-leao-tem-a-melhor-gestao-fiscal-da-regiao

Reconhecimento foi destacado pelo IFGF, da Firjan

A prefeitura de Minas do Leão recebeu, nesta segunda-feira, 14, mais uma importante confirmação da sua boa gestão. O índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), um dos mais importantes indicadores que avalia a qualidade da gestão das prefeituras, colocou Minas do Leão em um patamar regional, estadual e nacional ainda melhor. Com dados de 2016, o IFGF ficou em 0,7042, o que coloca o município em 18º no ranking de todo o Estado (497 municípios) e em 114º no país (4.537 avaliados neste ano).

O índice é composto por quatro eixos: receita própria, gastos com pessoal, investimentos, liquidez e custo da dívida. Esses pontos avaliam, basicamente, se a prefeitura tem empregado de maneira correta os recursos públicos. No gasto com pessoal, por exemplo, a prefeitura tem nota positiva, o que comprova que não está se gastando mais do que o devido com salários de funcionários.

Os dados da Firjan demonstram que, ao longo dos últimos anos, Minas do Leão tem melhorado em todos os níveis de avaliação. Em um contexto nacional crítico e de dificuldades na maioria dos municípios, continuar subindo no IFGF pode ser considerado um grande feito.

De acordo com o prefeito Miguel Almeida, só a continuidade de uma gestão rígida com os recursos públicos é capaz de trazer esses resultados. "Ter uma boa avaliação da  gestão não é algo que se conquista de um ano para o outro. Isso é fruto de muito trabalho. Do apoio da comunidade, do envolvimento de cada cidadão, do comprometimento das equipes da administração e dos vereadores. Juntos somamos forças e produzimos resultados para a população", salienta.

O ponto mais bem avaliado do IFGF 2017 é o custo da dívida. Neste quesito, Minas do Leão tem 0,9328, um nível bastante elevado tendo em vista que a máxima é 1. Ele avalia o comprometido da receita para pagamentos de juros e empréstimos no ano seguinte.

Dos municípios da Região Carbonífera, Minas do Leão é o único que figura entre os 100 melhores do Estado – está na 18ª posição. O município ainda está mais bem posicionado que, por exemplo, Pelotas, Santa Maria, Ijuí, Erechim, Garibaldi, além de Porto Alegre e toda Região Metropolitana.

vNK2n7X.png
reuFTnz.jpg