Governo fará repasses atrasados na área da saúde para Minas do Leão

Categoria: Saúde
Data de Publicação: 17 de julho de 2017

governo-fara-repasses-atrasados-na-area-da-saude-para-minas-do-leao

A secretária de Saúde de Minas do Leão, Melissa Wisniewski, voltou de Brasília com boas notícias na última semana. Mesmo com a crise política e econômica pelas quais o país passa, o 33˚ Congresso Nacional das Secretarias Municipais de Saúde. Além das trocas de experiência com secretários do Brasil inteiro, várias portarias liberando recursos para as prefeituras foram anunciadas pelo presidente Michel Temer, entre elas três beneficiando Minas do Leão.

A portaria 1738 garantiu o repasse de recursos atrasados para a contratação e estruturação de mais agentes comunitários de saúde (ACSs). A 1742 liberou investimentos para os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF). E a 1737 permitirá repasses para as ESFs (Estratégia de Saúde da Família). Sobre esta última, mais de 100 municípios tinham recursos atrasados, incluindo Minas do Leão.

Segundo a secretária Melissa, reuniões internas já estão sendo feitas na secretaria para que, uma vez depositados os valores, a prefeitura possa contratar mais agentes de saúde e profissionais de nível superior para os NASFs, além de melhorar o atendimento nas ESF São Miguel e Recreio. "Havia recursos que esperávamos desde 2015. Mesmo assim, temos mantido todos os serviços. Para as áreas que faltaram repasses o município tem feito os aportes, mas claro que o melhor cenário é este, com o governo nos repassando o que temos direito", comenta a secretária.

O congresso aconteceu de 12 a 15 de julho e a secretária Melissa foi como representante das regiões Carbonífera e Costa Doce. Em agosto, nos dias 8, 9 e 10, ocorre em Porto Alegre o encontro estadual das secretarias municipais de saúde. A secretária destaca como ponto positivo desses eventos a possibilidade de troca de experiência entre os gestores de saúde dos municípios. "Mesmo com a crise, muitos projetos estão sendo realizados com sucesso na área da saúde. E conversar com diversos gestores do Brasil acrescenta muito para ampliarmos nossa visão na busca de soluções e recursos para a população", afirma.