Doutora Yanet começa a atender na ESF São Miguel

Categoria: Saúde
Data de Publicação: 12 de julho de 2017

doutora-yanet-comeca-a-atender-na-esf-sao-miguel

Sorridente, bem humorada e com uma fala tranquila. Assim a médica Yanet Rodriguez Marichal está atendendo a população de Minas do Leão na ESF São Miguel. Aos 34 anos, ela veio para Minas do Leão em substituição à médica Yariannys Perera Contreras que, após três anos, encerrou seu período no município no mês passado.

Yanet está há duas semanas em Minas do Leão, mas começou a atender na semana passada. Ela estava em Brasília desde o início de junho tratando, principalmente, da documentação necessária para participar do programa Mais Médicos, do Governo Federal. Foi quando soube que viria para Minas do Leão. "Eu gosto muito do povo e tive uma recepção especial aqui. Já cheguei chorando", diz ela no consultório onde deverá atuar pelos próximos três anos.

Ela fala da saudade da família, como não poderia ser diferente. Deixou em Cuba a filha, de seis anos. Mas vê nos atendimentos a crianças um motivo para confortar a distância. "Quando atendo um menino ou uma menina me lembro dela e isso me faz feliz", afirma. A médica diz que trabalhar longe do seu país é difícil, mas que há uma enorme gratificação em poder atender bem os pacientes.

A atenção integral à família e à comunidade, proposta das ESFs, é elogiada pela doutora Yanet, assim como o Mais Médicos. "Nós, em Cuba, somos médicos gerais integrais e quando viemos para o Brasil fazemos um trabalho parecido. Mudam poucas coisas, como nomes de alguns medicamentos", diz ela enquanto ressalta a importância de se trabalhar na prevenção de doenças.

Em uma mensagem à cidade, ela agradece a receptividade da equipe da prefeitura, da ESF São Miguel e, principalmente, dos pacientes que já teve a oportunidade de atender. E finaliza: "eu estou há pouco tempo aqui, mas já me sinto muito bem. Obrigado a todos, de coração."