Agentes de saúde realizam importante trabalho em Minas do Leão
Categoria: SaúdeData de Publicação: 21 de junho de 2017
Praticamente todos os dias, pela manhã e à tarde, Renata dos Santos Peltz, Daniela de Moraes, Débora Figueiredo, Taíse Nascente dos Santos e Eldemar Ribeiro da Silva percorrem as ruas de Minas do Leão e pedem para entrar nas residências. Elas são as agentes comunitárias de saúde (ACS) da Secretaria de Saúde e realizam um importante trabalho que inclui visitas aos moradores.
Na manhã desta quarta-feira, 21, eles visitaram famílias do bairro São José. As agentes fazem visitas domiciliares nas quais levam informações sobre prevenção a doenças como a dengue, orientação quanto à utilização dos serviços de saúde disponíveis, além de marcarem ginecologista, preventivo e pesagem do bolsa família.
As agentes ressaltam que, por vezes, há uma falta de compreensão sobre o trabalho realizado por elas, o que dificulta o acesso às residências. Mas moradores como Angélica Abreu, do bairro São José, já tem ciência da importância da ação das ACSs: "o trabalho das meninas é ótimo, são amigas e entendem nossa real situação, além de darem ótimos conselhos".
Oficialmente a função de agente de saúde foi instituída pelo Ministério da Saúde em 1991. "O agente comunitário de saúde tem um papel muito importante no acolhimento, pois é membro da equipe que faz parte da comunidade, o que permite a criação de vínculos mais facilmente, propiciando o contato direto com a equipe", diz o ministério.
Hoje, cada uma das agentes de Minas do Leão tem um número determinado de residências para visitar durante o mês. O trabalho, humanizado e de atenção às pessoas, tem como foco principal exatamente auxiliar o cidadão.