Trabalhadores leonenses criam associação para representar a classe

Categoria: Assistência Social
Data de Publicação: 21 de junho de 2017

trabalhadores-leonenses-criam-associacao-para-representar-a-classe
Com a necessidade de se gerar mais emprego aos moradores de Minas do Leão, está sendo criada a Associação dos Trabalhadores Leonenses (ATL). A prefeitura apoia esta criação, que está na fase final de formalização, através da Secretaria de Assistência Social. Com isso, será possível gerar um termo de cooperação entre o executivo e a associação a fim de que a prefeitura possa custear parte do valor gasto com transporte para os leonenses que trabalham em Porto Alegre. Há, inclusive, a possibilidade de se disponibilizar um ônibus exclusivo para atender essa demanda.

A futura presidente da associação, Elisângela Silva Leite, ressalta a importância do momento como uma forma de união dos trabalhadores, o que pode facilitar a busca por soluções dos problemas na área do emprego. Ela afirma que as pautas da classe são muitas: "nós queremos, sim, auxílio para o transporte, principalmente para Porto Alegre, mas não é só isso. Precisamos de mais vagas de emprego aqui na cidade e na Região Carbonífera, principalmente para as mulheres, que têm mais dificuldade de colocação no mercado", afirma.

As secretarias de Assistência Social e Planejamento têm focado em ações para minimizar os efeitos da falta de emprego na cidade. Nesta linha, foi aprovada no mês passado a criação do Conselho de Desenvolvimento da Indústria e do Trabalho que terá como foco a busca de alternativas para a geração de emprego. Nos próximos dias será anunciada, pela prefeitura, a composição do conselho e como ele irá atuar.