Secretaria Municipal da Saúde lança o Programa Bike Farmácia

Categoria: Saúde
Data de Publicação: 5 de outubro de 2016

secretaria-municipal-da-saude-lanca-o-programa-bike-farmacia

Na última terça-feira (04), a Secretaria Municipal da Saúde lançou o Programa Bike Farmácia, cujo objetivo é levar medicamentos a pacientes acamados permanentemente, que fazem uso de oxigenoterapia domiciliar e pacientes impossibilitados de se locomoverem, com uso de medicação contínua.

Para fazer parte do programa é necessário ter cadastro em um dos Postos de Estratégia de Saúde da Família (ESF), localizados nos bairros São Miguel (que atende moradores dos bairros Centro, São Miguel e Santa Albina) e Recreio (que atende moradores dos bairros São José, Coréia e Recreio).

O cadastro do paciente que receberá a medicação em casa será feito pelas Agentes Comunitárias de Saúde, depois de preenchido o formulário, com receita médica, proveniente da consulta realizada pela médica e enfermeira da ESF. Os documentos do paciente deverão ser entregues ao responsável pela Farmácia Básica Municipal, que irá conferir e separar as medicações prescritas. Após o Técnico de Enfermagem irá entregar em casa os medicamentos aos pacientes cadastrados, com exceção de medicamentos controlados. Familiares também podem informar ás agentes de saúde da ESF a situação de parentes que necessitem de atendimento.

O programa foi apresentado aos pacientes que aguardavam atendimento no Posto de Saúde Municipal Rosa Maria Oliboni Luiz. A bicicleta que será utilizada foi uma doação do Dr. Luiz Antônio Garrido.