Secretaria da Agricultura realiza limpeza no Arroio Taquara

Categoria: Agricultura e Meio Ambiente
Data de Publicação: 23 de março de 2016

secretaria-da-agricultura-realiza-limpeza-no-arroio-taquara
A Secretaria de Obras juntamente com a Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente vem realizando um trabalho de desassoreamento e retificação de curso hídrico no perímetro urbano das margens do Arroio Taquara e dos Arroios secundários que cortam os Bairros Recreio, São José, São Miguel, Santa Albina e Centro. Os locais que sofrerão as intervenções são: Ponte São Miguel, Espraiado, Matadouro, Ponte do Joel, Travessa Getúlio Vargas, trecho Ponte da Rua do Carvão e trecho Ponte do Godói. As horas maquinas estão sendo doadas pela Empresa CRVR (Companhia Riograndense de Valorização de Resíduos).
A extensão total a ser limpa é de 6.659,71m e o volume estimado de entulhos (lama, areia, cascalho, argila, matéria orgânica, etc.) a serem retirados é de 13.625,4 m³. O material retirado durante as operações de limpeza dos arroios será depositado ao longo das margens do arroio e serão distribuídos de forma a construir uma barreira física (diques), com o objetivo de diminuir o extravasamento das enxurradas e proteger as residências localizadas do entorno, em toda a extensão dos arroios no perímetro urbano da cidade.
O trabalho de desassoreamento irá limpar o fundo dos arroios e possibilitará em casos de enchente ou de uma chuva muito forte que a água escoe de forma mais fácil. Também visa minimizar os efeitos e prejuízos causados pelo excesso de chuvas ocorridas ao longo do ano de 2015, que causaram inundações em inúmeras residências e também para desobstruir os pontos de assoreamento nos referidos arroios em função do acúmulo de entulhos que dificultam o escoamento da drenagem pluvial (água das chuvas) ao longo da cidade de Minas do Leão.