PROJETO ARTE POR TODA PARTE”, Pão embrulhado em arte.

Categoria: Educação e Cultura
Data de Publicação: 29 de outubro de 2015

projeto-arte-por-toda-parte-pao-embrulhado-em-arte

O Projeto "Pão, Cultura e Poesia" contagiou os alunos da Escola Municipal São Miguel, e em culminância pelo Dia das Crianças, as professoras do Pré A e B, e das turmas do ciclo de alfabetização (1º, 2º e 3º anos) realizaram a Sequência Didática "ARTE POR TODA PARTE" – Releitura das Obras de Romero Britto.

Dono de um traço quase infantil usa cores vibrantes e imagens do cotidiano, Romero Britto produz pinturas explorando formas geométricas ou figuras de sua preferência, como corações ou animais. Faz sucesso justamente porque sua obra dá vida a qualquer espaço ou objeto. Sua inspiração vem das coisas simples, transformando tudo em pura alegria, cor, sentimento. é por isso que agrada a tanta gente diferente, em especial as crianças.

A comunidade leonense levarou para casa nesse mês de outubro, pão embrulhado em arte. O projeto contou com o apoio da SMEC - Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Minas do Leão, e novamente do Supermercado Bitencourt, que dará a seus clientes a oportunidade de levar para casa: educação, arte e cultura, todos os meses com um tema diferente.

A Sequência Didática "ARTE POR TODA PARTE" foi inspirada em saladeauladafran.blogspot.com.br e adaptada a realidade da escola. As professoras abordaram os conteúdos de Português, leitura e interpretação sobre a vida do artista; de Geografia, localizando no mapa do Brasil os estados da região do país em que nasceu Romero Britto comparando com a região Sul do país; de Ciências, as partes da planta, uma vez que plantas e frutas estão muito presentes em sua obra; de Matemática, abordando a geometria; e Artes com a pintura das obras também em telas que serão expostas em uma vernissage.

Os alunos do 2º e 3º anos, além da releitura da obra, fizeram poemas inspirados na obra escolhida por eles, e também estão impressos no saco de pão, contemplando a leitura e escrita. E os alunos do pré contaram com o apoio dos pais para escrever seus poemas.