Atividades do Outubro Rosa

Categoria: Saúde
Data de Publicação: 26 de outubro de 2015

atividades-do-outubro-rosa

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

Em Minas do Leão as atividades relacionadas a luta contra o câncer de mama aconteceram sexta-feira (23), com palestras, conversas, relatos de pessoas que já superaram o câncer, exercícios e musica.

Pela manhã a Prefeita Silvia Lasek abriu o dia de atividades, falando sobra a importância da conscientização e o conhecimento sobre a doença, logo após a Associação de Assistência s Pacientes Oncológicos e Transplantados (AAPOT) realizou uma palestra na Câmara de Vereadores, explicando um pouco mais sobre como prevenir e como é tratado o câncer de mama, ainda na Câmara de Vereadores algumas  pacientes de Minas do Leão que venceram o câncer de mama fizeram seus depoimento contando como foi o processo deste a descoberta até a cura. As mulheres presentes no evento também receberam dicas de beleza com o cabeleireiro Roger Lacerda Coelho e participaram de três sorteios de corte de cabelo. Ainda pela manhã as atividades prosseguiram na Praça Ari Luz, com apresentação do Centro Integral do Alunado (CIA) com a Magia do Circo, e se exercitaram em uma aula de Pilates com a instrutora Melissa Wisniewski.

A tarde iniciou com uma palestra da Liga do Câncer de Santa Cruz na Câmera de Vereadores, logo após na Praça Ari Luz, o Grupo Cuidando com Carinho, realizou  uma apresentação musical referente ao tema, ainda na tarde de sexta-feira os presentes no evento participaram de uma dinâmica com a psicóloga Fernanda Araujo Costa e a nutricionista e Juliana Sa Silveira e terminaram o dia com atividades físicas com danças, MIX com Roseli Machado e ZUMBA com Vanessa Saraiva.

Fotos do Evento:http://minasdoleao.rs.gov.br/index.php?page=viewgaleria&key=273