Comunidade debate a segurança pública de Minas do Leão

Categoria: Minas do Leão
Data de Publicação: 23 de setembro de 2015

comunidade-debate-a-seguranca-publica-de-minas-do-leao

Administração Municipal se reuniu com comerciantes e representantes da sociedade civil organizada para tratar sobre metas e estratégias a serem tomadas para aperfeiçoar a segurança no município.

Reunião aconteceu na noite da terça-feira (22) no CIA em Minas do Leão e contou com a presença da comunidade leonense que debateu temas ligados à segurança pública na cidade.

A Prefeita Silvia Lasek reiterou o compromisso do município com a lei que deve ser sancionada nos próximos dias, onde juntamente com um convênio que será assinado junto a Secretaria de Segurança Pública (SSP), visa pagar durante seis meses as horas extras de brigadianos, aumentando o efetivo da Brigada Militar e o pagamento de auxílio moradia aos policiais que não possuem residência fixa na cidade, podendo ser prorrogado se necessário.

- Ambos auxílios visam contribuir, por um tempo determinado, com a segurança pública de Minas do Leão, já que o Estado vive uma crise financeira. Sabemos, que mesmo com a comunidade se sentindo insegura, o Estado não tem muita respostas a dar, então nossa Administração fará a sua parte até que a crise passe o Estado possa voltar a honrar com suas obrigações com o município, comentou a Silvia Lasek.

A comunidade falou também sobra a instalação de câmeras de monitoramento que auxiliariam o trabalho da Brigada Militar na identificação de veículos suspeitos e rotas de fuga.

O assunto mais debatido entre os presente foi a criação do Conselho Pró-Segurança (Consepro), presente e atuante em outros municípios da região. O Consepro é o responsável por unir representantes da sociedade civil e do poder público, onde com ajuda do poder judiciário, do comércio local e órgãos públicos tem a função de angariar fundos para auxiliar a Brigada Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros naquilo que o Estado não consegue chegar a tempo ou burocratiza muito.

O Consepro na cidade de Charqueadas, por exemplo, aganria fundos mensalmente e redistribuiu em infraestrutura para os órgão de segurança, como compra de pneus para viaturas, ajuda na reforma de postos policiais, conserto de veículos com problemas mecânicos e etc.

Uma comissão provisória foi montada entre os presentes, no qual se reunirão nos próximos dias e montarão o Consepro juridicamente e escolherão os oito membros que farão parte do conselho na cidade.