Plantando Cidadania com mãos especiais
Categoria: Educação e CulturaData de Publicação: 4 de abril de 2012
Ações isoladas de educadores e de pais têm promovido e implantado a inclusão nas escolas, de pessoas com algum tipo de deficiência ou necessidade especial, visando resgatar o respeito humano e a dignidade, no sentido de possibilitar o pleno desenvolvimento e o acesso a todos os recursos da sociedade por parte desse segmento.
O Projeto "Plantando Cidadania com mãos especiais", com uma parceira entre a Prefeitura Municipal de Minas do Leão, através da Secretaria de Educação, e a empresa Fagundes, visava atender alunos com deficiência que ainda não eram reconhecidos como mão-de-obra produtiva, objetivando atender as questões ambientais e sociais num trabalho que consiste na preparação de mudas de árvores nativas para o reflorestamento de espaços na recuperação de áreas mineradas.
Muito mais que um trabalho ambiental, o Projeto "Plantando Cidadania com mãos especiais",se destacou por promover inclusão social e cidadania, e tem por objetivos e metas, sensibilizar junto à sociedade num grau efetivo de compromisso com a inclusão de portadores de deficiência promovendo, através da utilização da mão-de-obra especial, a inclusão social, possibilitando uma atividade remunerada para pessoas teoricamente excluídas do mercado de trabalho nas limitações impostas pela deficiência, gerando desta forma expectativas positivas, melhorando a auto-estima destas pessoas.
O sucesso deste trabalho transformou o Projeto"Plantando Cidadania com mãos especiais"passando a ser chamado HORTO FLORESTAL FAGUNDES, e se tornou um setor da empresa. Os alunos, que já haviam sido qualificados anteriormente pelo SENAR – Serviço de Aprendizagem Rural, passaram a ser os colaboradores. A empresa continua a priorizar a produção de mudas para a recuperação do solo minerado, no sentido da preservação do meio ambiente e na valorização do ser humano dentro das suas limitações e diferenças, valorizando-o como profissional e mão-de-obra capaz.